Avançar para o conteúdo principal

Vale da Ameixoeira - Desfrute dos corredores verdes de Lisboa - Parte II

Já mostrámos o Vale da Montanha. Agora é a vez de contar a história (muito rapidamente e com fotografias) do Vale da Ameixoeira, onde se pode observar a que já era a única ribeira de Lisboa a céu aberto (as restantes estão entubadas, sabia?). A requalificação desta linha de água vem agora numa boa altura, em que Lisboa concorre para Capital Verde Europeia 2017 (e vamos ganhar). 

Objectivo da OperaçãoIntervir ao nível do espaço público de forma a atenuar barreiras físicas e sociais com os seguintes objectivos:Criar áreas publicas de qualidade, ao nível paisagístico e ambiental;incentivar a população a usufruir de espaços que à partida induzem a propagação de comportamentos desviantes e marginais (deposição de lixo, usos ilegais e desenvolvimento de actividades marginais)

Antes da proposta existia 




 
  Quase no final
" É impressionante o caudal que se gera numa chuvada forte de meia hora.
A reabiltação que estamos a promover, nas zonas de maior erosão, junto ao descarregadores pluviais, à custa da construção de um sistema de paliçadas de madeira, reforçada pelo ancoramento de pedra e preenchidas com terra está a comportar-se muito bem.
A utilização destes sistemas e a construção de diversos açudes ao longo do seu curso, diminuindo a velocidade da água, logo a sua energia, contribuem decididamente para "segurar" a ribeira e evitar erosões descontroladas.
A Ver vamos :)
É uma técnica que nos permite evitar a utilização dos gabiões, ao longo do curso das ribeiras, o que levou à sua crescente artificialização, transformando-as em valas ou em canais. São poucas as ribeiras que ainda resistem com um carácter torrencial em perímetro urbano.

Espero que esta experiência tenha sucesso e seja considerada como um exemplo a seguir."
João Castro 16 de Maio de 2016

Em Maio de 2017...


em atualização


Comentários

Mensagens populares deste blogue

A trovoada de 25 de Maio com Relato Incrível de uma criança

Isto tem de se tornar viral !!! Creepy, aterrorizante e muito muito mais.. ahahah muito bom. Eu também me assustei e pensei que tivesse começado a 3.ª Guerra Mundial a meio da noite e sem aviso prévio.. Vejam por favor, um futuro youtuber ou jornalista de renome :) Obrigado por teres gravado e pelo relato épico !

Sobre a descarga ilegal na praia da Torre, Oeiras

Sobre a descarga ilegal na praia da Torre, Oeiras April 21, 2017 | João Pedro Marques No passado dia 6 de abril, um banhista testemunhou a descarga ilegal de um efluente na praia da Torre, Oeiras. A comunicação social acompanhou rapidamente o caso, contudo as notícias revelaram-se simples e pouco esclarecedores quanto ao processo que se iniciou para aferir as responsabilidades do ECOproblema. Inicialmente o banhista acreditou que se tratava de uma descarga de cimento e publicou o vídeo no youtube e nas redes sociais, lançando a discussão. Rapidamente os responsáveis da CM Oeiras vieram a público esclarecer o incidente, isto é, o "atentado ambiental" como o banhista (repórter amador) havia testemunhado e apelidado. Dois dias após o incidente surgiu mais um esclarecimento da CM Oeiras através do site, embora a informação fosse a mesma que havia sido disponibilizada no próprio dia e que já era veiculada na comunicação soc

106 000 000 000 de pessoas

Espante-se agora ao saber que na Terra já habitaram no total 106 biliões de pessoas. Este tema começou a ser estudado há cerca de 250 anos, e quer no presente quer no futuro, a competição por melhores condições de vida irá ter grandes implicações para toda a população. Foram precisos milhares de anos para que a população Mundial chegasse a 1.000.000.000 (1 bilião), em 1802 logo após o início da Revolução Industrial. Desde esse momento na História da Humanidade atuamos tão rápido que a própria Natureza não tem capacidade para sustentar a nossa procura. Em 2011, cerca de 200 anos depois, já eramos 7 Biliões de pessoas e a cada dia que passa temos 250.000 novas pessoas no Mundo, e não me enganei nos zeros. O problema em que pouca gente pensa é que cada pessoa luta para ter a melhor vida possível. O top 5 dos países com mais população tem 46,8 % da população mundial e é liderado pela China, seguindo-se a Índia, E.U.A, Indonésia e Brasi