Avançar para o conteúdo principal

Programa já aprovou intervenções para 50 km de costa, mas execução é baixa - ministro

FONTE:
http://www.dn.pt/lusa/interior/programa-ja-aprovou-intervencoes-para-50-km-de-costa-mas-execucao-e-baixa---ministro-8542865.html

O programa para o Ambiente já atingiu o objetivo de aprovar intervenções para 50 quilómetros de costa, mas está a faltar aos promotores capacidade para executar os projetos, afirmou hoje o ministro da tutela.



O único objetivo já cumprido para todo o POSEUR (Programa Operacional Sustentabilidade e Eficiência no Uso de Recursos], que é interferir em 50 quilómetros de costa, "já foi atingido no que respeita a aprovações", disse João Matos Fernandes.

Para o ministro do Ambiente, "o que está a faltar é alguma capacidade de executar" e reconheceu que gostaria que se estivesse "mais à frente na execução".

No entanto, o ministro está otimista e acredita que "este ano muitas coisas vão acontecer".

O responsável pelo Ambiente falava a jornalistas à margem do seminário "A Zona Costeira de Portugal. Como a podemos defendeu?", organizado pela Associação Portuguesa dos Recursos Hídricos, e que está a decorrer em Lisboa.

João Matos Fernandes realçou que, em julho, vão começar nove obras "com expressão" no litoral norte e será lançado o concurso para uma parcela do projeto de desassoreamento da Ria de Aveiro, com colocação de dragados na defesa da costa.

"Acredito que, entre o final deste ano e o próximo ano, vamos ter uma fatia muito expressiva de execução de obras do litoral com valores aprovados de cerca de 70 milhões de euros, aproximadamente metade daquilo que o POSEUR tem para o seu período de vigência", resumiu o governante.

O POSEUR tem 150 milhões de euros dedicados a intervenções no litoral e está com um ritmo de aprovação de candidaturas que "é o mais significativo no programa", segundo o ministro.

Entre os exemplos de "empreitadas de grande relevância" apontou a Lagoa de Paramos/Barrinha de Esmoriz, a Lagoa de Óbidos, assim como um conjunto de recuperações dunares do norte e centro e intervenções na região de Lisboa e Vale do Tejo.

João Matos Fernandes reconheceu estar preocupado com o facto de as alterações climáticas "serem muito notórias no litoral português e a subida do nível médio das águas do mar ser um facto inquestionável".

O litoral português é dos territórios que serão mais afetados em toda a Europa com a subida do nível do mar e a mudança no regime das ondas e das correntes marítimas, com tempestades mais frequentes e mais violentas, agravando a erosão.

Por isso, é indispensável a reduzir a pressão da utilização do litoral para garantir que será perdido o menor espaço de território possível.

Segundo números referidos pelo vice-presidente da Agência Portuguesa do Ambiente (APA), António Sequeira Ribeiro, no seminário, Portugal tem 1.853 quilómetros quadrados (km2) de zona costeira (987 no continente), 75% da população vive no litoral e, em 2014, cerca de 80% da riqueza nacional era gerada na área perto do mar.

Para responder à necessidade de conhecer o litoral, de modo a poder definir estratégias e medidas adequadas a enfrentar a erosão, foi definido o programa de monitorização da faixa costeira de Portugal continental - COSMO que se foca nos riscos, como o galgamento costeiro, a instabilidade das arribas, desmoronamentos ou recuo da linha de costa.

 A sociedade Polis Litoral Ria de Aveiro apresentou uma candidatura para um projeto de desassoreamento da Ria de Aveiro. O investimento ascende a quase 24 milhões de euros. A 'empreitada' “destina-se a fazer a transposição de sedimentos de forma a restabelecer o equilíbrio hidrodinâmico da Ria de Aveiro”.


Comentários

Mensagens populares deste blogue

A trovoada de 25 de Maio com Relato Incrível de uma criança

Isto tem de se tornar viral !!! Creepy, aterrorizante e muito muito mais.. ahahah muito bom. Eu também me assustei e pensei que tivesse começado a 3.ª Guerra Mundial a meio da noite e sem aviso prévio.. Vejam por favor, um futuro youtuber ou jornalista de renome :) Obrigado por teres gravado e pelo relato épico !

Sobre a descarga ilegal na praia da Torre, Oeiras

Sobre a descarga ilegal na praia da Torre, Oeiras April 21, 2017 | João Pedro Marques No passado dia 6 de abril, um banhista testemunhou a descarga ilegal de um efluente na praia da Torre, Oeiras. A comunicação social acompanhou rapidamente o caso, contudo as notícias revelaram-se simples e pouco esclarecedores quanto ao processo que se iniciou para aferir as responsabilidades do ECOproblema. Inicialmente o banhista acreditou que se tratava de uma descarga de cimento e publicou o vídeo no youtube e nas redes sociais, lançando a discussão. Rapidamente os responsáveis da CM Oeiras vieram a público esclarecer o incidente, isto é, o "atentado ambiental" como o banhista (repórter amador) havia testemunhado e apelidado. Dois dias após o incidente surgiu mais um esclarecimento da CM Oeiras através do site, embora a informação fosse a mesma que havia sido disponibilizada no próprio dia e que já era veiculada na comunicação soc

106 000 000 000 de pessoas

Espante-se agora ao saber que na Terra já habitaram no total 106 biliões de pessoas. Este tema começou a ser estudado há cerca de 250 anos, e quer no presente quer no futuro, a competição por melhores condições de vida irá ter grandes implicações para toda a população. Foram precisos milhares de anos para que a população Mundial chegasse a 1.000.000.000 (1 bilião), em 1802 logo após o início da Revolução Industrial. Desde esse momento na História da Humanidade atuamos tão rápido que a própria Natureza não tem capacidade para sustentar a nossa procura. Em 2011, cerca de 200 anos depois, já eramos 7 Biliões de pessoas e a cada dia que passa temos 250.000 novas pessoas no Mundo, e não me enganei nos zeros. O problema em que pouca gente pensa é que cada pessoa luta para ter a melhor vida possível. O top 5 dos países com mais população tem 46,8 % da população mundial e é liderado pela China, seguindo-se a Índia, E.U.A, Indonésia e Brasi