Avançar para o conteúdo principal

Vale da Montanha - Desfrute dos corredores verdes de Lisboa - Parte I

Nos corredores verdes podemos desligar do ritmo frenético da cidade. A melhor forma de explicar a importância da implementação desta estrutura é mostrar exemplos do antes e depois das intervenções. Esta estrutura verde engloba as áreas naturais e naturalizadas (ex: parques e jardins) e os seus elementos de ligação. São espaços que visam a melhoria da qualidade de vida e do ambiente num ecossistema urbanizado, maioritariamente asfaltado e edificado (quando não encontramos autênticos aterros). 

O Vale da Montanha inserido no corredor verde oriental, começou a ser recuperado em 2015 e na altura poucas informações existiam sobre o projeto.

Realizada dia 8 e 9 de maio, a conferência Serviços dos Ecossistemas nas Cidades: A biodiversidade e a adaptação climática ao serviço da qualidade de vida foi uma boa forma de conhecer os novos espaços verdes de Lisboa. Vale da Montanha - "O Parque Urbano do Vale de Chelas, nas Freguesias de Marvila e Areeiro, nasceu da necessidade de requalificar e dotar esta área com condições para a prática da agricultura urbana, atividade há muito desenvolvida neste local, mas de forma precária e desorganizada." 

Antes:




Durante (21.ª plantação):

Quase acabado:

C. M. Lisboa
DUARTE D´ARAÚJO MATA

A seguir vamos mostrar o parque urbano da Ameixoeira

Teresa Portela



Comentários

Mensagens populares deste blogue

Esclarecimento da C.M. Cascais sobre os terrenos da Quinta da Carreira, que já motivaram uma petição pública.

Na conferência Serviços dos Ecossistemas nas Cidades - A biodiversidade e a adaptação climática ao serviço da qualidade de vida  tivemos oportunidade de pedir esclarecimentos diretamente à Divisão de Ambiente da Câmara Municipal de Cascais, sobre o assunto relacionado com a  petição pública "Contra obras “clandestinas” - Em defesa dos terrenos da Quinta da Carreira – Pela defesa dos valores ecológicos! " A petição tem dado que falar e já publicámos 2 vezes sobre este tema, que por ventura devido ao calor das autárquicas, já envolveu a detenção de um vereador da CDU da C.M. de Cascais. pergunta a João Dinis, geógrafo urbanista C.M. Cascais - 1h30m50s  resposta - 1h41m20s

LIFE ÁGUEDA | Qualidade Ecológica, Continuidade Fluvial e Sustentabilidade Económica

LIFE ÁGUEDA | Qualidade Ecológica, Continuidade Fluvial e Sustentabilidade Económica são objetivos de investimentos de 3,3 milhões de euros no rio Águeda Universidade de Évora lidera mais um Projeto financiado pelo Programa LIFE Foi recentemente aprovado e contratualizado com a Comissão Europeia o projeto LIFE ÁGUEDA - Ações de conservação e gestão para peixes migradores na bacia hidrográfica do Vouga (LIFE16 ENV/PT/000411), que tem como objetivo principal a mitigação de obstáculos que estejam a limitar o habitat disponível para os peixes migradores no rio Águeda e melhoria da sua qualidade. Estas intervenções, a par com outras na área da gestão ripícola e da pesca, irão sobretudo beneficiar peixes migradores como o sável e a lampreia-marinha, que apresentam elevado valor socioeconómico e conservacionista. Com um orçamento de cerca 3,3 milhões de euros e arranque formal no próximo dia 1 de Agosto, o projeto é financiado a 60% pelo Programa para o Ambiente e a Ação Cl...