Avançar para o conteúdo principal

Vale da Montanha - Desfrute dos corredores verdes de Lisboa - Parte I

Nos corredores verdes podemos desligar do ritmo frenético da cidade. A melhor forma de explicar a importância da implementação desta estrutura é mostrar exemplos do antes e depois das intervenções. Esta estrutura verde engloba as áreas naturais e naturalizadas (ex: parques e jardins) e os seus elementos de ligação. São espaços que visam a melhoria da qualidade de vida e do ambiente num ecossistema urbanizado, maioritariamente asfaltado e edificado (quando não encontramos autênticos aterros). 

O Vale da Montanha inserido no corredor verde oriental, começou a ser recuperado em 2015 e na altura poucas informações existiam sobre o projeto.

Realizada dia 8 e 9 de maio, a conferência Serviços dos Ecossistemas nas Cidades: A biodiversidade e a adaptação climática ao serviço da qualidade de vida foi uma boa forma de conhecer os novos espaços verdes de Lisboa. Vale da Montanha - "O Parque Urbano do Vale de Chelas, nas Freguesias de Marvila e Areeiro, nasceu da necessidade de requalificar e dotar esta área com condições para a prática da agricultura urbana, atividade há muito desenvolvida neste local, mas de forma precária e desorganizada." 

Antes:




Durante (21.ª plantação):

Quase acabado:

C. M. Lisboa
DUARTE D´ARAÚJO MATA

A seguir vamos mostrar o parque urbano da Ameixoeira

Teresa Portela



Comentários

Mensagens populares deste blogue

A trovoada de 25 de Maio com Relato Incrível de uma criança

Isto tem de se tornar viral !!! Creepy, aterrorizante e muito muito mais.. ahahah muito bom. Eu também me assustei e pensei que tivesse começado a 3.ª Guerra Mundial a meio da noite e sem aviso prévio.. Vejam por favor, um futuro youtuber ou jornalista de renome :) Obrigado por teres gravado e pelo relato épico !

Sobre a descarga ilegal na praia da Torre, Oeiras

Sobre a descarga ilegal na praia da Torre, Oeiras April 21, 2017 | João Pedro Marques No passado dia 6 de abril, um banhista testemunhou a descarga ilegal de um efluente na praia da Torre, Oeiras. A comunicação social acompanhou rapidamente o caso, contudo as notícias revelaram-se simples e pouco esclarecedores quanto ao processo que se iniciou para aferir as responsabilidades do ECOproblema. Inicialmente o banhista acreditou que se tratava de uma descarga de cimento e publicou o vídeo no youtube e nas redes sociais, lançando a discussão. Rapidamente os responsáveis da CM Oeiras vieram a público esclarecer o incidente, isto é, o "atentado ambiental" como o banhista (repórter amador) havia testemunhado e apelidado. Dois dias após o incidente surgiu mais um esclarecimento da CM Oeiras através do site, embora a informação fosse a mesma que havia sido disponibilizada no próprio dia e que já era veiculada na comunicação soc

106 000 000 000 de pessoas

Espante-se agora ao saber que na Terra já habitaram no total 106 biliões de pessoas. Este tema começou a ser estudado há cerca de 250 anos, e quer no presente quer no futuro, a competição por melhores condições de vida irá ter grandes implicações para toda a população. Foram precisos milhares de anos para que a população Mundial chegasse a 1.000.000.000 (1 bilião), em 1802 logo após o início da Revolução Industrial. Desde esse momento na História da Humanidade atuamos tão rápido que a própria Natureza não tem capacidade para sustentar a nossa procura. Em 2011, cerca de 200 anos depois, já eramos 7 Biliões de pessoas e a cada dia que passa temos 250.000 novas pessoas no Mundo, e não me enganei nos zeros. O problema em que pouca gente pensa é que cada pessoa luta para ter a melhor vida possível. O top 5 dos países com mais população tem 46,8 % da população mundial e é liderado pela China, seguindo-se a Índia, E.U.A, Indonésia e Brasi